Como Educar os Filhos e Colocar Limites, de Cristina Cançado

Há 5 anos e 7 meses venho aprendendo a ser mãe. Deus me deu a graça de ser mãe duas vezes! Minha primeira filha Sofia nasceu em 2014. Leia sobre essa maravilhosa etapa da minha vida neste post.

Em 2018 tive a graça de ser mãe dos gêmeos Rebeca e Daniel. Quanta emoção foi quando descobri que eram dois! Vou fazer um post sobre isso também.

Enfim, sendo a primeira experiência ou não, todas as mulheres que passam ou já passaram pela maternidade sabem: não é fácil! É lindo, gratificante, é a melhor experiência que uma mulher pode viver; mas não é fácil!

Meus três filhos são 3 personalidades diferentes. Três formas únicas de olhar, enxergar e trabalhar com cada um deles. 

Nessa missão que temos de sermos mães nós precisamos mesmo pedir muita sabedoria a Deus. E Ele, sabiamente, coloca as pessoas certas no nosso caminho.

Tenho buscado, assim como a maioria das mamães, ensinamentos e informações que auxiliem nessa tarefa e me ajudem a ser uma mãe mais presente, assertiva na educação da minha filha.

Nessas minhas buscas, encontrei a Cristina Cançado. Cristina é autora do livro digital Como Educar os Filhos e Colocar Limites. Nele, ela coloca sua experiência de mais de 20 anos como pedagoga e professora e sua experiência de mãe, e ensina um método próprio de educação, baseado em quatro pilares. Gostei tanto da proposta da Cristina que adquiri o livro e ganhei o acesso ao projeto "Mães que Educam".

Sim... além do livro a Cristina entrega uma lista de ótimos materiais em áudio e vídeo que complementam a sua proposta. Tenho estudado esse material, e posso dizer da minha experiência: é realmente muito bom!

Sei que o método da Cristina vai ajudar tantas outras mães, assim como tem me ajudado, a tornarem-se mães melhores e educadoras eficazes. Estou muito agradecida sim. E por isso escrevo este post, onde meu interesse é dar a você que ainda não conhece, a oportunidade de conhecer a Cristina e o trabalho dela, clique aqui.

Abaixo escrevo uma resenha do livro com minha opinião, e não preciso dizer que AMEI e me surpreendi com a qualidade do conteúdo. Espero que você se interesse em conhecer o trabalho da Cristina. Tenho certeza que vai ser muito relevante para você também.

Conteúdo deste post:
✓ Educar por limites?
✓ Quem é a Cristina Cançado?
✓ O primeiro pilar, a Proibição:
✓ O segundo pilar, a Permissão:
✓ 
O terceiro pilar, a Sustentação:
✓ O quarto pilar, a Rotina:

Educar por Limites - Como construir uma relação saudável e harmoniosa com seu filho, sem traumas

Educar por limites?

Colocar limites nos filhos não é tarefa fácil. O ato de proibir o seu filho de fazer o que ele gosta pode causar em você certa frustração, e até mesmo deixá-la refletindo se está sendo correta ou se está agindo de forma agressiva ou dura demais.

Por outro lado, não colocar limites é, com certeza, o maior mal que você pode fazer ao seu filho. Não estando sujeita a limites a criança também não aprende a lidar com as dificuldade e decepções a que todos estamos sujeitos durante a nossa existência. E dessa forma, não alcança a maturidade necessária para se tornar um adulto realizado e feliz.

É sobre essa tarefa tão difícil, mas tão necessária que Cristina Cançado trata no seu livro Como Educar os Filhos e Colocar Limites (E-book. 75 páginas. Projeto Mães que Educam).

Quem é a Cristina Cançado?

Cristina é pedagoga e professora. Mãe de três jovens, ela propõe em seu e-book uma completa transformação no modelo de educação que comumente exercemos. 

Propõe uma mudança de vida, uma nova maneira de se enxergar como mãe. E mostra que a relação mãe e filho pode ser muito harmoniosa se construída com base em quatro pilares, que são: a Proibição, a Permissão, a Sustentação e a Rotina.

O primeiro pilar, a Proibição:

Proibir, dizer não, não significa falta de amor. Pelo contrário. O limite traz segurança e ajuda a criança a construir autonomia. É preciso nunca se esquecer que em primeiro lugar está a segurança do filho. Muitas vezes é preciso proibir para garantir a segurança.

Quando você precisar dizer NÃO, é não mesmo. O não precisa ser firme, mesmo que tenha que ser dito em meio a uma plateia, com olhares voltados para você. O principal é não ceder, pois, é a sua reação que fará toda a diferença.

Nesse capítulo, Cristina fala e dá exemplos também de regras e combinados. Não há como colocar limites se não se define quais regras nortearão esses limites.

Os combinados podem ser construídos junto com seu filho, e assim ele se sentirá parte da situação e se empenhará muito mais em observá-los, pois ajudou a construir aquilo que todos devem respeitar na casa.

O segundo pilar, a Permissão:

Permitir também é preciso. E é preciso ter equilíbrio entre o proibir e o permitir. Permita que seu filho faça escolhas entre opções que você já selecionou, pensando na sua segurança e bem estar. É importante que ele cresça sabendo escolher e arcando com as consequências de suas escolhas.

Aqui, a Cristina discorre sobre a construção de valores e de autonomia, e sobre como envolver o seu filho nas atividades da família, como por exemplo, as reuniões.

Fala com propriedade sobre como ajudar o filho a se expressar e vencer limitações, através de vários exemplos de acontecimentos reais. E que é preciso "ler" os sinais que a criança mostra com seu corpo, porque o corpo fala.

O terceiro pilar, a Sustentação:

Sustentar a sua decisão pode ser muito penoso, tanto se for para sustentar um NÃO dado ou um SIM. Sim! Sustentar o sim também pode significar uma tarefa muito difícil! Mas, é preciso sustentá-lo se esse sim foi a sua escolha.

Nesse capítulo a Cristina mostra vários exemplos de situações onde mães tiveram que sustentar um não e fala sobre seus erros e acertos.

E é possível até mesmo visualizar-se nas situações apresentadas, pois são situações comuns, recorrentes do dia a dia e ensinam muito.

E quando ela fala de sustentar o SIM, é possível perceber o quão difícil pode ser se esse sim representar em algum momento algo que te desagrade, que te deixe insegura sob qualquer aspecto na educação do seu filho.

O quarto pilar, a Rotina:

O lar é o principal lugar onde a criança se sentirá amada e segura. É em casa que são colocados os primeiros limites e construídos os primeiros valores.

Aqui, a Cristina fala da Casa, do Ambiente, da rotina do Lar. É preciso ter em casa um ambiente saudável, harmonioso; e isso é resultado da combinação de vários fatores.

É importante que a criança seja notada na casa, que lá dentro ela encontre o seu espaço. Fala também sobre alimentação e dá dicas valiosíssimas de como fazer o filho comer melhor e de como criar refeições maravilhosas em família.

Olhar nos olhos, surpreender, criar momentos únicos de interação com o filho é muito importante para construir uma relação harmoniosa e divertida. É preciso cuidar uns dos outros na família, pois é da família a responsabilidade da educação da criança.

A escola é uma parceira e deve ser tratada como tal. É preciso não se descuidar da escola, mas caminhar junto dela, para que ela auxilie você na educação do seu filho.

Finalizando, a Cristina fala em linhas gerais sobre o desenvolvimento da criança; que não é um processo tranquilo nem linear. Mas, é possível construir uma relação respeitosa, saudável e cheia de harmonia com o filho, e que a Mãe tem um papel fundamental nesse processo.

E termina com uma frase que achei maravilhosamente encorajadora:

"O tempo passa muito rápido e leva com ele a infância dos nossos pequenos. Seja ousada e faça o que é preciso ser feito".

O livro é uma obra maravilhosa, consistente e cheia de ensinamentos sobre a linda missão de Ser Mãe. Vale muito à pena a leitura.

Clique aqui para ter mais informações sobre a autora e sobre o projeto Mães que Educam.


↳ Veja também outros artigos sobre o Desenvolvimento Infantil:
✓ Brincando de Casinha: como os brinquedos e as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento dos nossos filhos?
✓ Next Histórias: Por que são tão importantes na infância e como elas auxiliam no desenvolvimento das crianças até os 4 anos de idade

𝌀

Então, por hoje é só!

E aí, o que você achou deste post? Me conte nos comentários, ficarei muito agradecida e feliz. Para comentar é só rolar a página um pouco mais 😊.


Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!

𝌀


Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book


0 Comentários

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊