Como Fazer Boneca de Pano Passo a Passo: Do Molde à aplicação do cabelo - liso e cacheado

Duas bonequinhas de pano nasceram do mesmo molde. O que faz elas serem tão diferentes?

No post de hoje falaremos sobre elas. Vamos trazer um passo a passo de como fazer a bonequinha loira e ainda como fazer o efeito de cabelo cacheado da bonequinha morena. E tem muito mais! Veja só:

- Quem é a Sabrina? E a Sofia?
- Escolhendo o molde para a bonequinha da Sofia
- Passo a passo: Como fazer a sua bonequinha de pano

  1. Riscando o molde
  2. Costurando cabeça, corpo, braços e pernas
  3. Montando e fechando o corpo, prendendo os braços
  4. Pintando o rostinho e prendendo a cabeça
  5. Preparando a cabeça para aplicar o cabelo
  6. Preparando e aplicando o cabelo

Então, recapitulando...

No último post, conhecemos a Rebeca, minha caçulinha linda e a bonequinha Renata, e aprendemos cinco dos sete passos importantes para você criar a sua boneca de pano. Tem muitas informações importantes no post anterior que nos ajudarão a dar continuidade à produção da nossa bonequinha, não deixe de ler.

Hoje vamos falar sobre a terceira bonequinha de pano da minha coleção, o nome dela é Sabrina. Vamos ver também o passo a passo da criação da bonequinha Elsa (foi o nome que a minha filha Sofia deu pra ela). Faremos desde a escolha do molde até a montagem do corpinho.

Falaremos ainda sobre o sexto passo importante para você criar a sua boneca de pano, que é a aplicação do cabelo, dando sequência ao assunto do post anterior.

Mas e então, quem é a Sabrina?

boneca-de-pano-sabrina
boneca-de-pano-bonequinha-de-mao
boneca-de-pano-mimindoll






A Sabrina é a terceira bonequinha da Minha Coleção de Bonequinhas de Pano Mimin Dolls, eu a criei inspirada na minha filha primogênita, a Sofia. A Sofia é linda (sou suspeita né), inteligente e tem um coraçãozinho muito puro. Está crescendo rápido demais, viu?! 

bonecas-de-pano-da-sofia
Eu queria uma bonequinha com cabelos cacheados, como os da Sofia! Existem lãs especiais para fazer cabelo de boneca, mas aqui na minha cidade não temos tanta oferta dessas materiais especiais.

Então, lá fui eu estudar uma forma de fazer cabelinho cacheado com lã. E olha, eu gostei bastante do resultado!

Vou explicar como fiz esse cabelinho da Sabrina no final do post, depois do passo a passo, na etapa da aplicação do cabelo.

Quando a Sofia viu a bonequinha, disse: "Mamãe, ela tem uma cabeleira como a minha!" (rss)

Na verdade, quase todos os bonequinhos da minha coleção foram inspirados nos meus filhos: A Renata foi inspirada na Rebeca, a Sabrina na Sofia e o Davi no Daniel (vamos falar desses dois no próximo post).

Somente a Olívia (primeiro post) é que não foi inspirada em ninguém, ela nasceu da minha pura vontade de criar uma bonequinha de mão, somente!

Escolhendo o molde para fazer a bonequinha de pano da Sofia

molde-boneca-de-pano
Esses dias foi aniversário da Sofia e ela pediu que eu fizesse uma bonequinha de pano pra ela, de presente. Mas tinha que ser uma bonequinha parecida com a Elsa (do filme Frozen), uma missão difícil!

Revirei os moldes e achei este, que usei para fazer a Sabrina. Logo vi que seria bem adequado para o que a Sofia estava querendo.

Se você está acompanhando a série já notou que os moldes são muito parecidos, poucos detalhes fazem diferença entre eles.

Esse também é bem parecido com os anteriores, a diferença está no formato da cabeça e no corpo, altura dos ombros, onde é um pouco mais estreito que os demais. Mas, para tentar fazer uma Elsa, achei que era bem apropriado.

Esse também baixei do Pinterest, do perfil da Irina Ivanova. Gratidão Irina, por nos disponibilizar o molde!

A Sofia escolheu as cores, os materiais e me deixou com essa missão de criar a bonequinha. Tentei dar o meu melhor, e veja o resultado desse projeto tão especial:

boneca-de-pano-elsa-1
boneca-de-pano-elsa-2

boneca-de-pano-elsa-3

Vamos ao Passo a Passo?

Passo a passo: Como fazer a sua bonequinha de pano


1. Riscando o molde

O primeiro passo é riscar o molde no tecido. Risque cada peça com espaço suficiente para você recortar com meio centímetro de distância da costura.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-1


2. Costurando as Peças

2.1 Cabeça

As peças que formam a cabeça, parte da frente e parte de trás, devem ser costuradas no tecido dobrado (fig.1 e 2). Recorte.

Junte as duas partes de trás da cabeça e costure (fig.3). Depois, junte direito com direito (parte de trás e parte da frente) e costure novamente, formando a cabeça. Deixe uma abertura na parte inferior traseira, por onde você vai encher de plumante e também será onde você vai prender o pescoço (fig.4).

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-2


2.2 Corpo, braços e pernas

As outras peças, o corpo, os braços e as pernas, devem ser costurados com tecido dobrado duas vezes, ou seja, serão quatro partes de tecido costuradas juntas (fig.1).

Recorte as partes costuradas com distância da costura de um pouco menos que meio centímetro. As aberturas dos braços, por onde você vai encher com o plumante, devem ter uma sobra de tecido maior para que você possa arrematá-los depois de cheios (fig.2).

Desvire todas as peças e encha primeiro as duas perninhas com o plumante (fig.3 e 4).

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-3


3. Montando o corpo

3.1 Prendendo as pernas e enchendo o corpo

Depois de cheias, prenda as duas pernas na parte da frente do corpo (fig.1 e 2). Encha o corpo com plumante e certifique-se de que o pescoço ficará bem cheio e bem firme (fig.3 e 4). Isso é necessário para dar segurança à cabeça quando esta for presa a ele.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-4


3.2 Fechando o corpo

Risque no tecido dobrado um retângulo de 2,5 cm de largura por 5 cm de comprimento. Costure no risco arredondando as pontas. Esse retângulo servirá para fechar o corpo e formar o bumbum da boneca.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-5

Para costurar o retângulo ao corpo faça um alinhavo nas duas peças e vá puxando a linha, para que as duas peças fiquem bem presas uma à outra (fig.1 a 4). Arremate a costura utilizando o cabo de um pincel, ou outra ferramenta, para esconder para dentro do corpo a sobra do tecido (fig.5 e 6). Prenda com um nó bem forte e pronto! É só cortar a linha (fig.7 a 9).

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-6


3.3 Prendendo os braços

Agora encha os braços com plumante e arremate a abertura (fig.1 e 2). Prenda os braços ao corpo. Eu gosto de prender pela parte interna para que a linha não fique visível. Faça assim: passe a agulha com a linha pela parte interna de um dos braços, atravesse o corpinho com a agulha e passe a agulha pela parte interna do outro braço. Atravesse novamente o corpo, voltando com a agulha para o ponto inicial (fig.3, 4 e 5).

Arremate com um nó bem forte e corte a linha. A linha utilizada aqui foi a linha nº 10, linha de pipa, que é bastante resistente.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-7


4. Pintando o rostinho

Vamos fazer uma pausa aqui para a pintura do rostinho. Sempre amei fazer bonecas de pano, mas a minha maior dificuldade era pintar o rostinho, os olhos especialmente. E essa é uma etapa crucial, que vai fazer com que sua boneca encante ou não os seus clientes.

A Flávia Queiroz tem um trabalho maravilhoso no YouTube. Lá ela ensina a pintar o rostinho da boneca com uma técnica muito simples. Se você, como eu, tem alguma dificuldade com essa etapa da montagem da boneca vai amar o trabalho dela.

Assista a esse vídeo onde ela ensina a pintar o rostinho com palitos, e utilizando materiais que você já tem em casa. Você vai conseguir fazer mesmo que não tenha nenhuma experiência, acredite!




4.1 Prendendo a cabeça ao corpo

É hora de prender a cabeça da boneca ao corpo. A técnica que usei aqui permite que a boneca tenha movimentos de girar a cabeça para a direita e esquerda, e eu aprendi também com a Flávia Queiroz. Vou deixar o vídeo dela com o passo a passo bem explicadinho para você seguir.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-8




5. Preparando a cabeça para aplicar o cabelo

Vamos preparar a cabeça para a aplicação do cabelo. Primeiro risque na testa da boneca a limitação do cabelo, ou seja, onde terminará a testa e onde começará o cabelo (fig.1). Faça uma costura (utilizei linha nº 10) no risco e vá circulando a cabeça toda com costura, até completá-la totalmente (fig. 2, 3 e 4). Os "fios do cabelo" serão presos aos pontos da costura que ficaram à mostra.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-9

Nota: nessa etapa eu utilizei a linha branca porque a cor do cabelo da boneca era um amarelo mesclado com branco. Se você for fazer um cabelo escuro use uma linha escura para fazer essa preparação na cabeça da boneca.

6. Aplicação do cabelo (Sexto passo do post anterior) 

6.1 Preparando o cabelo

Para fazer o cabelo eu utilizei aqui uma capa de CD, dei várias voltas com a lã e cortei em uma das pontas (fig.1 a 3). Repeti esse passo várias vezes, à medida que precisava de lã para cobrir a cabeça da boneca.

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-10


6.2 Aplicando o cabelo

Para aplicar o cabelo vamos precisar de uma agulha de crochê. Escolha um ponto para começar. Passe a agulha pelo ponto, puxe a lã com a agulha (fig.1) e passe as duas pontas da lã pelo laço (fig.2 e 3). Faça isso em cada ponto e por todo o contorno da cabeça, até completá-la totalmente (fig.4 a 8).

passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-11

Nota: sentido da agulha
passo-a-passo-como-fazer-boneca-de-pano-12

Você pode escolher a direção que quer trabalhar com agulha: no sentido da testa para a nunca ou no sentido da nuca para a testa. 

Eu gosto de trabalhar no sentido da testa para a nuca, acho que o resultado fica muito mais delicado e muito mais bonito.

Esse é o sexto passo importante para criar a sua bonequinha de pano, e complementa o assunto do post anterior.


Agora, como prometido, vou mostrar como fazer o cabelinho cacheado da Sabrina.



Como fazer cabelo de boneca cacheado com lã?

As Mimin Dolls são bonequinhas muito delicadas e todos os acessórios que vão ser colocados na boneca precisam também seguir o mesmo padrão. Os cabelos, especialmente, fazem total diferença na aparência da boneca. Por isso, quanto mais delicados forem, mais lindas ficarão as bonequinhas. 

Para ter cabelos com aparência de cacheados, utilizando a lã, faça da seguinte forma:

como-fazer-cabelo-de-boneca-cacheado-de-la-1

como-fazer-cabelo-de-boneca-cacheado-de-la-2

como-fazer-cabelo-de-boneca-cacheado-de-la-3






Depois de concluir o passo 6.1 (preparação do cabelo), desfie cada fio de lã. A lã é formada por 3 cordinhas, então, cada fio de lã vai render 3 fios de cabelo. 

Aplique na cabeça da boneca como mostra o passo 6.2 (aplicação do cabelo). O volume de cabelo você vai controlar de acordo com a quantidade de fios. Se achar que o cabelo vai ficar muito volumoso, deixe alguns pontos, dos que você fez com a agulha, sem utilizar. Escolha de forma estratégica os pontos que não serão utilizados, para que não fiquem aparentes e não sejam percebidos no cabelo depois de pronto.


 

Nota: quando desfiamos a lã deixamos o fio mais sensível. Então, tenha em mente que, o cabelo preparado com a lã desfiada será muito mais sensível e demandará muito mais cuidado do que o cabelo preparado com a lã inteira. Se você utilizar essa técnica cuide bem da sua bonequinha para que o cabelo dela seja lindo por bastante tempo.

................

Então, por hoje é só!

E aí, o que você achou deste post? Gostou da Sabrina? Da Elsa? O que achou do passo a passo: como fazer a sua bonequinha de pano? Me conte nos comentários, ficarei muito agradecida e feliz. Para comentar é só rolar a página um pouco mais 😊.

Já estamos quase no final da nossa série, não perca os próximos posts.



Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!

................



Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada
e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book





0 Comments

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊