Decoração de quartinho infantil: como adaptar o quarto para acompanhar o crescimento do bebê?

A gestação é uma etapa mágica e maravilhosa na vida das mamães e tudo o que queremos é que o cantinho do nosso bebê seja lindo, aconchegante e seguro. Mas, para deixar o ambiente assim - do nosso jeito - há muita coisa que deve ser levada em conta: o tamanho do ambiente, o estilo, as cores, o gosto do morador, etc.

A decoração pode mudar qualquer ambiente, independente de seu tamanho ou estilo. O principal objetivo é deixar o ambiente mais bonito, confortável e de acordo com o estilo de quem ali irá habitar.

Muitas pessoas tem dúvidas e dificuldades na hora de decorar um espaço, já que nem sempre é fácil combinar as cores, estampas e móveis do ambiente. Especialmente, se estamos decorando o quartinho do nosso bebê essa preocupação se torna mais ainda latente, pois, a tarefa de decorar o quartinho do bebê é uma das mais gostosas para os papais e mamães.

A intenção deste post é ajudar papais e mamães que estão nessa tão doce espera. Vamos abordar o tema dividindo o assunto nos seguintes tópicos:
✓ Bichos de pano decorativos e utilitários

Definindo Decoração

A palavra que mais define a decoração de um quarto é o conforto. Nada como um cantinho que traga bem-estar depois de um longo dia de trabalho, não é mesmo? Por isso a decoração deve ser bem elaborada e planejada. Para começar, escolha o estilo de decoração que deseja para o quarto. Em relação às cores e temas, isso tudo dependerá se for um quarto pra casal, quarto de solteiro ou um quarto para crianças.


Quarto de Bebê

A decoração de um quarto de bebê é especial e essencial. A maioria dos pais adoram o momento de decorar e preparar todas as coisas para seu bebê. Aqui, temos três objetivos na decoração: conforto, segurança e praticidade. Se o ambiente estiver tranquilo, o bebê estará tranquilo também.

Primeiramente decida a paleta de cores e se o quarto terá algum tema, estilo ou padrão (bolinhas, quadrados, por exemplo).

Se desejar seguir o tradicional cor de rosa para meninas e azul para meninos, a decoração ficará ainda mais fácil de ser feita. Se não quiser seguir a tendência, ou ainda não sabe o sexo do bebê, opte por cores suaves, como o bege, branco, amarelo, lilás e o verde, todos em tons claros e delicados.

preparando-o-quartinho-do-bebe

Ou você pode sair do tradicional e criar uma opção diferente, misturando todas as cores do arco-íris. O ambiente ficará muito mais criativo!


Uma mobília que pode ser contrastada facilmente com têxteis e objetos coloridos, papel de parede ou pintura, são as de cor branca ou de madeira clara, por exemplo.

Já as mobílias com madeira escura ou em outros tons escuros combinarão muito bem com paredes e acessórios mais discretos.

O berço é o móvel principal deste quarto. Há diversos modelos e cores, desde os tradicionais aos mais modernos. Antes de adquirir, certifique-se de que o berço desempenha todas as normas de segurança e que o espaço entre as grades seja no máximo 6,5 cm, para evitar que a cabecinha, ombros ou mãos do bebê possam ficar presas.

Os berços onde as grades descem e sobem são ótimos, pois evitam as dores nas costas dos pais, mas foram proibidos pelo Inmetro em 2016, com a finalidade de prevenir acidentes e possível risco de sufocamento em bebês. 

O colchão deve se encaixar perfeitamente na cama, sem folgas dos lados.

Como os bebês crescem muito rápido, lembre-se de planejar o quarto para os próximos anos. Um móvel muito importante e útil na decoração de um quarto de bebê é uma cadeira de embalar ou uma poltrona. Com ela, será possível amamentar ou adormecer com o bebê, e no futuro poderá servir para contar histórias e ler livros para a criança. Coloque ao lado uma pequena mesa com toalhas, fraldas de pano, brinquedos e até um candeeiro para deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.

Outra opção que é bem funcional e vai deixar o quartinho uma graça é a Casinha de Boneca. Fizemos um projeto exclusivo para uma cliente arquiteta e vamos mostrá-lo mais abaixo, no final do post.


Acessórios decorativos para quarto de bebê

O ideal é que o quarto do bebê tenha têxteis fofos e confortáveis. Mantas, cobertores, lençóis protetores para o colchão, edredons, etc. Além da qualidade, a quantidade aqui também é muito importante, pois como sabemos os bebês acabam sujando muito.

A iluminação deste quarto deve ser suave. Aproveite para decorar com brinquedos, ursos e objetos e peças fofas que irão combinar com o estilo do quarto!

Você também pode utilizar uma peça que seja decorativa e utilitária, como os Bichos de pano decorativos e utilitários. Além de deixar o quartinho muito mais bonito eles ajudam a organizar melhor o ambiente deixando os muitos materiais que um quartinho de bebê precisa ter, sempre à mão. 

Todos os itens de decoração, os móveis, cada detalhe deve ser pensado de modo a estimular a criatividade, a imaginação, garantir o conforte e a segurança do bebê.

Delicadeza e carinho são naturalmente envolvidos nesse processo de preparação, pois cada detalhe é preparado com uma atenção especial para receber aquele ser tão delicado, necessitado de tantos cuidados.


Ursinhos decorativos de tecido: Os Pepitos

Há algum tempo trabalho com decoração para quarto de bebe. Já fiz várias peças muito comuns e outras tão personalizadas que pareciam ter a personalidade do cliente. Muitas eu fiz por sugestão das minhas clientes, e elas, com suas ideias, elogios, críticas, contribuíram muito para aumentar cada vez mais a qualidade do meu trabalho.

Entre sapatinhos de bebêbonecascasinhas, criei uma coleção de ursinhos decorativos que amo de paixão. No quartinho infantil eles tem um papel importante, pois podem ser utilizados como brinquedos e também fazem parte da decoração do quartinho do bebê. É a coleção Pepitos!

Pepito é variante da palavra pepita, que em Espanhol significa "pedaço de ouro puro e nativo". E foi exatamente por isso que elegi esse nome para minha coleção de ursinhos de tecido. Os chamei de Pepitos porque são raros, são únicos.

Os Pepitos contam histórias. Histórias que emocionam, que envolvem, que alegram. Histórias de "faz de conta" e histórias reais. Cada ursinho, com suas características, com seus detalhes foi carinhosamente elaborado para tornar o ambiente muito mais leve, interessante e criativo e são perfeitos para decorar o quartinho do bebê.

Um deles é muito parecido comigo. Será que você vai se identificar também?

Ursinha Bailarina
Ursinho Aventureiro
Ursinho Dunga
Ursinho Pedro
Ursinho Pedro
Ursinho Teddy
↳ Clique nas fotos para ampliar

Lindos e fofos eles são ótimos para decorar ambientes e até mesmo para serem dados de presente.

 Você pode fazer o download, gratuitamente, de um arquivo em PDF com as imagens acima e a história de cada um dos ursinhos. É só clicar aqui.


Bichos de pano decorativos e utilitários

Outra opção muito interessante para decorar ambientes são os bichos utilitários. Eles passam a ter função, possibilitando que você os utilize como organizadores de objetos e deixe tudo muito mais arrumadinho. 

Ursa Porta-Fraldas
Ursinha Porta-fraldas

Na foto temos uma Ursinha Porta-fraldas, seu vestido acomoda 4 fraldas ao mesmo tempo. Você pode acomodá-la ao lado do berço ou do trocador, e com tudo à mão, facilitar o momento da troca de fraldas.

Além de ser muito útil, essa ursinha utilitária vai deixar muito mais linda a decoração do quartinho do bebê.

Mas, quando menos você espera...


O Bebê Cresceu! Adaptando o quartinho para acompanhar o crescimento da sua criança

Com os bebês o tempo passa muito rápido. Quando a gente se dá conta, eles já não são mais tão bebês e necessitam de outros cuidados, outros estímulos.

Eles mudam de fase numa velocidade incrível! À medida que vão crescendo, você mamãe precisa ter bastante criatividade para deixar o cantinho do seu pequeno com a mesma graça, onde ele se sinta estimulado a realizar as várias tarefas, principalmente brincar e dormir com segurança e tranquilidade.

Existem muitas formas de deixar o cantinho do seu filho com a carinha dele. Especialmente para as meninas há inúmeras opções que você pode usar para garantir a alegria da sua pequena.

Imagine sua princesa tendo um cantinho todo aconchegante, uma casinha onde possa brincar com suas bonecas, simulando situações do cotidiano?


Quarto de menina personalizado com Casinha de Boneca

Cama com casinha adaptada

A fase da fantasia, que começa por volta dos 2 anos de idade, permite que a criança use a imaginação para criar personagens e assumir papeis, estimula ainda o desenvolvimento da memória, linguagem e raciocínio.

Uma brincadeira que ensina! Esta é a proposta do quarto mostrado na foto acima, pensado especialmente para deixar as princesas felizes e encantadas.

A cama beliche permite que o quarto seja dividido entre duas irmãs, o que é muito importante para desenvolver a afinidade fraternal, e ótima opção para aproveitar bem o ambiente quando o espaço disponível é pequeno.

Mesa para estudo, armário para roupas e materiais completam os móveis úteis e necessários. E o cantinho todo especial que não poderia faltar - a Casinha de Boneca -, adaptada à beliche, produzida especialmente para este projeto de uma cliente arquiteta.

Para este projeto a Casinha de Boneca foi totalmente personalizada. Veja o esboço:


✓Foram confeccionadas duas partes com 150cm de altura.

✓Uma das partes mediu 100cm de largura onde ficou localizada a porta, a outra mediu 93cm de largura onde ficou localizada a janela.

✓As cortinas deixaram um charme todo especial à Casinha, trazendo um ar quase que romântico. O quartinho recebeu uma graça especial!


Este foi um modelo personalizado exclusivamente para uma de nossa clientes do ramo imobiliário. Nossas Casinhas podem ser personalizadas de acordo com a sua necessidade.

São muitas as opções para deixar o quartinho das princesas, a festa de aniversário ou simplesmente o ambiente das brincadeiras, todo especial.

Leia mais sobre a Casinha de Boneca e sobre como as brincadeiras influenciam o desenvolvimento das crianças neste post.



Fontes de consulta:
Texto: www.primecursos.com.br
Foto: http://bebe.abril.com.br/materia/arquitetos-dao-dicas-de-como-decorar-quartos-pequenos

𝌀

Agora eu quero saber o que você achou deste post, das dicas de decoração de quarto infantil e da Casinha de Boneca personalizada para cama Beliche? Me conte nos comentários, ficarei muito agradecida e feliz. Para comentar é só rolar a página um pouco mais 😊.


♥ Visite nossa loja para conhecer nossas casinhas e ver as peças que temos pronta entrega!



Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!

𝌀


Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada
e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book




0 Comentários

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊