Brincando de Casinha: como os brinquedos e as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento dos nossos filhos?

Você sabia que "Brincar de Casinha" ajuda muito no desenvolvimento infantil?


brincando-de-casinha

A hora da brincadeira é a mais gostosa, principalmente se o cantinho dos nossos pequenos foi preparado cuidadosamente para permitir um momento todo especial. As brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

A melhor brincadeira é aquela que se adéqua à fase que a criança está vivendo, pois é através dela que a criança entende o mundo. A tarefa dos pais é dar maior atenção àquela brincadeira que explora os movimentos e sentidos que a criança estiver desenvolvendo naquele momento.

Bonecas de pano, guizos, trenzinhos de madeiras e chocalhos podem parecer simples e antiquados, mas além de estimular o desenvolvimento dos pequenos, ajudam a demonstrar afetividade, estabelecer laços entre pais e filhos e a compreender como se dão as relações humanas.

Para entender como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da criança, precisamos conhecer primeiro as fases que ela vive.

Vejamos então, quais são as fases que a criança vive na primeira infância, ou seja, até os 6 primeiros anos de vida:

  1. A partir de 1 ano: Objetos de encaixe estimulam a coordenação óculos manual
  1. De 2 a 4 anos: Os brinquedos passam a ter funções específicas
  2. De 4 a 6 anos: Nesta fase as crianças já se interessam por jogos com regras


FASE 1: Até 8 meses de idade

Essa é a fase de desenvolver os sentidos. Fazer carinho, massagem, cantar e dançar segurando o bebê, com vozes engraçadas, pode ser muito interessante para ele. É interessante estimular a criança com sons, pois, nos primeiros meses a visão do bebê é desfocada. Experimente brincar com uma fraldinha e deixa-la tocar o rosto do seu bebê; ele vai adorar!

Fazer caretas e fazer os objetos aparecerem e sumirem da frente do bebê o deixará muito interessado e excitado.

Os dois primeiros anos da vida de um bebê são muito importantes para o seu desenvolvimento. Por isso, você pai, mãe deve estar bem atento a todos os estímulos e necessidades do seu filho.

Até os 2 meses o bebê tem preferência por objetos de duas cores, e a partir daí, ele começa a gostar de desenhos detalhados, com padrões, cores e formas mais complexos. 

Após os 4 meses é fundamental explorar a percepção visual e auditiva, deixar o bebê ter contato com objetos de texturas diferentes e que produzam sons ao serem manipulados, pois eles ajudam a estimular a consciência dos bebês.

Nessa idade eles já tem maior controle dos movimentos, que antes eram involuntários. Chocalhos, guizos, bolas de lã e sinos de ventos são instrumentos que mexem principalmente com o tato e a audição dos pequenos e com certeza vão proporcionar na sua casa um ambiente muito agradável e criativo para o bebê.

Os brinquedos e bolas macias facilitam o reconhecimento das formas e a percepção dos sentidos e brincadeiras como contação de histórias, principalmente com fantoches, são muito ricas e os bebês também adoram.

A partir dos 6 meses os bebês já começam a movimentar mais o corpinho, pois, nesta fase eles já começam a sentar. Por isso, cantar, bater palmas e fazer movimentos pode se tornar uma diversão e tanto!

Você pode jogar para o bebê uma bola leve, de tecido, plástico ou feltro, para que ele aprenda a jogar de volta. Eles gostam também de bater blocos um contra o outro e isso será muito importante para desenvolver a coordenação motora.

Leia também: Histórias: Por que são tão importantes na infância e como elas auxiliam no desenvolvimento das crianças até os 4 anos de idade

Estimular a criança em cada fase é muito importante. Por isso, uma dica valiosa é deixar os objetos mais distantes para incentivá-la a engatinhar.

bebe-brincando

Atenção nessa fase:

Os bebês pequenos gostam de levar tudo à boca. Por isso é importante não dar a eles objetos pequenos ou com partes que se soltam.

 

FASE 2: De 8 a 18 meses 

É hora de estimular o desenvolvimento da coordenação motora. É importante ajudá-lo a “ficar de pé”, “empurrar” e “subir”, pois, a partir dos 9 meses a criança já começa a dar os primeiros passos.

Brincar com blocos e com peças de encaixe será de grande estímulo para ele. Encha alguns potes com água e dê a ele para que esvazie. Ele vai gostar da brincadeira e ela será um estimulante da função motora.

A partir de 1 ano: Objetos de encaixe estimulam a coordenação óculos manual. A brincadeira de esconde-esconde (esconder objetos, rosto, corpo, etc.) possibilita descobrir junto com a criança como ela está elaborando o processo de separação e por quanto tempo ela suporta a ausência. Aguça também a inteligência e ajuda a adquirir noções de espaço, tamanho, distância, etc.

É também a partir dos 12 meses que o bebê já consegue folhear livros de tecido, feltro ou EVA e usar papel e giz de cera. Estimule-o a rabiscar bastante. Essa atividade também é muito interessante para estimular a atividade motora.

Atenção nessa fase:
Todos os objetos, principalmente giz de cera, devem  ser atóxicos, pois os bebês nessa idade ainda levam objetos à boca.

 

FASE 3: 18 meses acima

É a fase da FANTASIA! Aqui a criança começa a representar papéis e a brincar de casinha, levar a boneca para passear ou coloca-la para dormir. Brincar de bola e chutar a gol também é muito interessante pois, vai aperfeiçoar a coordenação motora.

✓ De 2 a 4 anos: Os brinquedos passam a ter funções específicas, dando oportunidade para a criança vivenciar as atividades diárias e suas necessidades básicas.

Panelinhas, bonecas e bonecos, carrinho, casinhas, bola e massinhas tem um papel importante, pois permitem que a criança use a imaginação para criar personagens e assumir papeis. Estimulam ainda a cognição no processo de descobrimento de mundo, que envolve atenção, memória, linguagem e raciocínio.

✓ De 4 a 6 anos: Nesta fase as crianças já se interessam por jogos com regras que podem explorar o raciocínio, o mental e o emocional (o ganhar ou perder na brincadeira). Eles também tem oportunidade de trabalhar com a frustração, aspecto fundamental para o equilíbrio da personalidade.

Ajude o seu filho a explorar cores, tamanhos e formas dos objetos. Outras brincadeiras com instrumentos musicais, por exemplo, e principalmente ao ar livre são essenciais ao desenvolvimento infantil.

bateria-de-lata-de-leite

Leia também: Como fazer Bateria Infantil com lata de leite e cano PVC


Brincar de Casinha' auxilia no desenvolvimento dos seus filhos. Entenda por que.

Brincar de casinha é essencial na fase da Fantasia, ou seja, no momento em que a criança começa a brincar de simbologia ou assumir papéis do cotidiano.

É aproximadamente aos 2 anos de idade, quando ela começa a aprender a brincar e simular situações. É nessa fase que a criança começa a descobrir o mundo.

Brincar de casinha permite que ela faça uma conexão entre o lúdico e o real, compreendendo melhor como funciona a sociedade e o papel de um adulto.

Construímos uma Casinha de brincar para a nossa filha Sofia

Quando nossa filha primogênita fez 2 aninhos o meu esposo quis dar pra ela uma casinha de boneca de presente de aniversário. Foi aí que nos deparamos com um problema: moramos em apartamento e os vários tipos de Casinhas que ele encontrou eram todas lindas, mas todas de madeira. Eram enormes e fixas, era impossível pra nós tê-las em nosso apartamento. 

Então, ele teve a ideia de projetar uma estrutura de Casinha em PVC e me pediu para fazer o acabamento em tecido. Fiquei ansiosa para colocar o projeto em prática. Eu já gostava muito de artesanato, e aquele desafio para mim era tentador.

Não foi nada fácil. Não tínhamos moldes e nenhuma ideia de como começar. Mas, depois de algumas tentativas, erros e acertos conseguimos dar andamento ao projeto.

Quando finalizamos, o sentimento foi único: realização! E ainda, quando vimos a alegria da Sofia brincando de casinha... ah... a satisfação foi completa!


casinha-para-brincar

A Casinha foi construída em tecido e estrutura em PVC. Pode ser desmontada e os tecidos podem ser lavados. Ideal para brincar ou decorar festas.

Medindo 150 cm de comprimento, 100 cm de largura, 160 cm de altura, há espaço suficiente para 3 crianças brincarem juntas. Fácil de montar e desmontar, pode ser guardada em qualquer lugar com facilidade.

Para mim um sonho de criança, realizado para a minha filhinha Sofia!

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!



(Clique nas fotos para visualizar em tamanho maior.)

Usamos um tecido de algodão com estampas e um liso que fazem um composê especial. 

Os acessórios tão um toque de delicadeza. As cortinas, feitas para janelas e porta, possuem babado e prendedores, que deixam o visual mais fofinho.

E, para completar a elegância, vem acompanhada de um tapete estruturado, no tamanho 150 cm x 100 cm, nas mesmas cores que compõe o tema escolhido. 


A Casinha da Sofia foi a primeira que fizemos. Daí em diante, não paramos mais!


A Casinha da Sofia foi a primeira casinha de brincar que fizemos. Daí em diante não paramos mais de fazer casinhas e bonecas. Veja uma de nossas casinhas, produzida recentemente, depois de termos construído vários padrões e processos para nossa produção. 


As cores e estampas podem ser personalizadas de acordo com seu estilo e necessidade. Assim a brincadeira  fica muito mais gostosa!

Clique Aqui!
Casinha para brincar - Modelo 3 crianças

Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!








Assista ao clipe de vídeo com demonstração do processo de montagem:

Itens inclusos na embalagem:
*Estrutura em PVC;
*Paredes em tecido;
*Telhado em tecido;
*5 cortinas para janelas;
*1 cortina para porta;
*10 prendedores para cortinas;
*Tapete estruturado nas mesmas combinações da Casinha.

Confira na nossa loja as peças que temos disponível PRONTA ENTREGA, clique aqui >>

𝌀


Então, por hoje é só!

Agora eu quero saber o que você achou deste post? Me conte nos comentários, ficarei muito agradecida e feliz. Para comentar é só rolar a página um pouco mais 😊.



Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!


↳ Referência de consulta:
Fotos: arquivo pessoal e pexels.com

𝌀



Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada
 e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book



0 Comments

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊