No começo são só tecidos, linhas e papéis

Sim, exatamente isso! No começo são só tecidos, linhas e papéis... ou melhor, moldes. Quem vê, não consegue imaginar no que esses materiais podem se tornar.


Pouco a pouco, mudam a sua forma e passam a ser um bracinho, uma perninha, um corpinho... então, começa a nascer uma boneca.

Uma boneca de pano não nasce só de tecidos e moldes. Uma boneca de pano nasce da emoção e do carinho que o seu feitor colocou em suas mãos no momento da criação. Uma mesma boneca pode ser feita por várias mãos diferentes. E cada uma delas terá características e traços únicos, pois, a criatura é certamente, uma parte do seu criador.

(citação própria, Regiane Souza)

O mundo das bonecas me encanta! Fique comigo aqui e veja sobre o que vamos falar neste post:

✓ Minha paixão por bonecas de pano
✓ As bonequinhas de mão: pequenas, lindas e apaixonantes
✓ Onde conseguir os moldes?
✓ Nasce Olívia, a minha primeira paixão Mimin Doll
✓ Onde buscar mais conhecimento?
✓ Então, mãos à obra?


Minha paixão por bonecas de pano

Minha paixão pelas bonecas começou desde o berço. Como a maioria das meninas, meus primeiros brinquedos foram bonecas. Mas, dentre todos, uma me chamava muito a atenção. Me lembro bem!

Se foi presente, eu não sei. Nem minha mãe se lembra da tal bonequinha, mas era tão querida que não me esqueço da sua tão singela aparência.

Era feinha, pernuda, corpo quadrado e sem cabelo (kkk). Mas, como eu amava aquela bonequinha! Foi minha primeira boneca de pano.

A última lembrança que tenho dela foi por volta dos 6 anos de idade. Nessa época morávamos num sítio. Entre os meus 6 e 8 anos, meus pais se mudaram para a cidade, e nisso, a minha bonequinha se foi.

Deixou saudades e uma grande paixão pelas bonecas de pano.

As bonequinhas de mão: pequenas, lindas e apaixonantes Mimin Dolls!


Nessa jornada como artesã trabalhei bastante com a área "baby". Produzi sapatinhos de tecido, ursos utilitários e decorativos, casinhas de boneca (que ainda produzimos), e claro, bonecas de pano! Em cada link você pode ler um pouco sobre esses produtos.

Mas, aos meus olhos de artesã, aquilo que é lindo precisa ser explorado. E não é de hoje que sou apaixonada pelo trabalho das artesãs Russas. Elas são perfeitas e os seus trabalhos são maravilhosos. São fontes ricas de inspiração para mim.

Foi pelo trabalho das Russas com as "Mimin Dolls" que eu me apaixonei por essas bonequinhas. São lindas, estilosas, cheias de detalhes que as tornam especiais. Então, eu também resolvi testar.


Onde conseguir os moldes?


No Pinterest é possível encontrar vários moldes dessas bonequinhas. Vou deixar aqui abaixo o arquivo compartilhado pelo perfil marisolsnsn, foi exatamente esse o molde que usei pra fazer a minha Olívia.

molde-bonequinha-mimindoll


Olívia, a minha primeira paixão Mimin Doll


É claro que eu fui com a cara e a coragem mesmo. Até por que, todas as bonecas que eu já tinha feito até então eram bem diferentes dessas bonequinhas.

As Mimin Dolls são cheias de detalhes e tem roupas, cabelos e acessórios muito bem produzidos. São pequenas, e os moldes pequenos são os mais delicados de fazer.

Mesmo assim fui eu: escolhi uma malha bem clarinha para o corpinho, linha tipo crochê marrom para o cabelinho e um tecido tricoline amarelho com estampa em rosa para o vestido. E olha a bonequinha linda que consegui produzir, eis a minha Olívia:

bonequinha-de-pano-olivia

bonequinha-de-pano-olivia
bonequinha-de-pano-olivia
bonequinha-de-pano-olivia





A Olívia tem um colete rosa claro que combina com suas meias ou botas. O vestidinho é em amarelo com estampa verde e rosa, e o cabelinho foi todo costurado na cabeça. Assim, ela pode ser tranquilamente dada a uma criança como brinquedo, sem a preocupação do cabelo se soltar.
 

Onde buscar mais conhecimento?


A minha grande dificuldade sempre foram os olhinhos, até que eu conheci a fada dos rostinhos pintados, a Flávia Queiroz. No canal dela no YouTube tem muito material bom que pode ajudar você a iniciar na pintura, assim como tem me ajudado muito.



Então, mãos à obra?


Por fim, resolvemos dar à Olívia mais um acessório, um óculos rosa. Ela ficou ainda mais linda e charmosa.

bonequinha-de-pano-olivia

bonequinha-de-pano-olivia



É claro que ainda falta muita estrada pra eu andar até que minhas Mimin Dolls fiquem um pouco parecidas com as das minhas inspiradoras Russas, mas, já estou muito, muito feliz com os resultados das minhas bonequinhas.

Como tudo na vida é treino, aqui também não é diferente. E oportunidade para treinar é o que não falta! Já tenho a missão de fazer 3 bonequinhos para os meus filhos Sofia, Rebeca e Daniel, e vou registrando aqui à medida que eles forem surgindo.

Já posso adiantar que no próximo post vamos falar sobre 7 passos importantes para você criar a sua boneca de pano. E vou mostrar a bonequinha Renata, um pedido da minha filha caçula. Então, não fique de fora! Teremos mais alguns posts até eu terminar a minha coleção.

↳ Acompanhe os novos posts da série Minha coleção de Bonequinhas de Pano Mimin Dolls, neste link.

E agora, me diga: que você achou do meu post e da minha Olívia? Ficarei muito feliz se puder deixar o seu comentário, é só rolar a página um pouco mais 😊.

 

Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!

.........

↳ Referências:
* Pinterest: https://br.pinterest.com/
* Flávia Queiroz: https://www.youtube.com/channel/UCszjlFaWCDrfca_x6Z790rw

Fotos:
* marisolsnsn: https://pin.it/5RJN84A (molde)
* Arquivo pessoal (demais)

.........


Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada
e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book




2 Comentários

  1. Olá Dicas da Regi, amei seu conteúdo! Quer aprender a cortar e costurar?
    Acesse o link e saiba como: https://bit.ly/3vYcH3vcorte-e-costura

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊