Há 5 anos e 7 meses venho aprendendo a ser mãe. Deus me deu a graça de ser mãe duas vezes! Minha primeira filha Sofia nasceu em 2014. Leia sobre essa maravilhosa etapa da minha vida neste post.
Em 2018 tive a graça de ser mãe dos gêmeos Rebeca e Daniel. Quanta emoção foi quando descobri que eram dois! Vou fazer um post sobre isso também.
Enfim, sendo a primeira experiência ou não, todas as mulheres que passam ou já passaram pela maternidade sabem: não é fácil! É lindo, gratificante, é a melhor experiência que uma mulher pode viver; mas não é fácil!
Meus três filhos são 3 personalidades diferentes. Três formas únicas de olhar, enxergar e trabalhar com cada um deles.
Nessa missão que temos de sermos mães nós precisamos mesmo pedir muita sabedoria a Deus. E Ele, sabiamente, coloca as pessoas certas no nosso caminho.
Tenho buscado, assim como a maioria das mamães, ensinamentos e informações que auxiliem nessa tarefa e me ajudem a ser uma mãe mais presente, assertiva na educação da minha filha.
Nessas minhas buscas, encontrei a Cristina Cançado. Cristina é autora do livro digital Como Educar os Filhos e Colocar Limites. Nele, ela coloca sua experiência de mais de 20 anos como pedagoga e professora e sua experiência de mãe, e ensina um método próprio de educação, baseado em quatro pilares. Gostei tanto da proposta da Cristina que adquiri o livro e ganhei o acesso ao projeto "Mães que Educam".
Sim... além do livro a Cristina entrega uma lista de ótimos materiais em áudio e vídeo que complementam a sua proposta. Tenho estudado esse material, e posso dizer da minha experiência: é realmente muito bom!
Sei que o método da Cristina vai ajudar tantas outras mães, assim como tem me ajudado, a tornarem-se mães melhores e educadoras eficazes. Estou muito agradecida sim. E por isso escrevo este post, onde meu interesse é dar a você que ainda não conhece, a oportunidade de conhecer a Cristina e o trabalho dela, clique aqui.
Abaixo escrevo uma resenha do livro com minha opinião, e não preciso dizer que AMEI e me surpreendi com a qualidade do conteúdo. Espero que você se interesse em conhecer o trabalho da Cristina. Tenho certeza que vai ser muito relevante para você também.
Conteúdo deste post:
✓ Educar por limites?
✓ Quem é a Cristina Cançado?
✓ O primeiro pilar, a Proibição:
✓ O segundo pilar, a Permissão:
✓ O terceiro pilar, a Sustentação:
✓ O quarto pilar, a Rotina:
![]() |
Educar por limites?
Colocar limites nos filhos não é tarefa fácil. O ato de proibir o seu filho de fazer o que ele gosta pode causar em você certa frustração, e até mesmo deixá-la refletindo se está sendo correta ou se está agindo de forma agressiva ou dura demais.
Por outro lado, não colocar limites é, com certeza, o maior mal que você pode fazer ao seu filho. Não estando sujeita a limites a criança também não aprende a lidar com as dificuldade e decepções a que todos estamos sujeitos durante a nossa existência. E dessa forma, não alcança a maturidade necessária para se tornar um adulto realizado e feliz.
É sobre essa tarefa tão difícil, mas tão necessária que Cristina Cançado trata no seu livro Como Educar os Filhos e Colocar Limites (E-book. 75 páginas. Projeto Mães que Educam).
Quem é a Cristina Cançado?
Cristina é pedagoga e professora. Mãe de três jovens, ela propõe em seu e-book uma completa transformação no modelo de educação que comumente exercemos.
Propõe uma mudança de vida, uma nova maneira de se enxergar como mãe. E mostra que a relação mãe e filho pode ser muito harmoniosa se construída com base em quatro pilares, que são: a Proibição, a Permissão, a Sustentação e a Rotina.
O primeiro pilar, a Proibição:
Proibir, dizer não, não significa falta de amor. Pelo contrário. O limite traz segurança e ajuda a criança a construir autonomia. É preciso nunca se esquecer que em primeiro lugar está a segurança do filho. Muitas vezes é preciso proibir para garantir a segurança.
Quando você precisar dizer NÃO, é não mesmo. O não precisa ser firme, mesmo que tenha que ser dito em meio a uma plateia, com olhares voltados para você. O principal é não ceder, pois, é a sua reação que fará toda a diferença.
Nesse capítulo, Cristina fala e dá exemplos também de regras e combinados. Não há como colocar limites se não se define quais regras nortearão esses limites.
Os combinados podem ser construídos junto com seu filho, e assim ele se sentirá parte da situação e se empenhará muito mais em observá-los, pois ajudou a construir aquilo que todos devem respeitar na casa.
O segundo pilar, a Permissão:
Permitir também é preciso. E é preciso ter equilíbrio entre o proibir e o permitir. Permita que seu filho faça escolhas entre opções que você já selecionou, pensando na sua segurança e bem estar. É importante que ele cresça sabendo escolher e arcando com as consequências de suas escolhas.
Aqui, a Cristina discorre sobre a construção de valores e de autonomia, e sobre como envolver o seu filho nas atividades da família, como por exemplo, as reuniões.
Fala com propriedade sobre como ajudar o filho a se expressar e vencer limitações, através de vários exemplos de acontecimentos reais. E que é preciso "ler" os sinais que a criança mostra com seu corpo, porque o corpo fala.
O terceiro pilar, a Sustentação:
Sustentar a sua decisão pode ser muito penoso, tanto se for para sustentar um NÃO dado ou um SIM. Sim! Sustentar o sim também pode significar uma tarefa muito difícil! Mas, é preciso sustentá-lo se esse sim foi a sua escolha.
Nesse capítulo a Cristina mostra vários exemplos de situações onde mães tiveram que sustentar um não e fala sobre seus erros e acertos.
E é possível até mesmo visualizar-se nas situações apresentadas, pois são situações comuns, recorrentes do dia a dia e ensinam muito.
E quando ela fala de sustentar o SIM, é possível perceber o quão difícil pode ser se esse sim representar em algum momento algo que te desagrade, que te deixe insegura sob qualquer aspecto na educação do seu filho.