Os bons hábitos do sono dos bebês: práticas que ajudam a trazer segurança para o bebê e evitar a morte súbita

Os primeiros dias na companhia de um recém nascido nos deixam sempre cheias de apreensão e medo, principalmente se é o primeiro filho.

Os vários cuidados que precisamos ter para que tudo saia na mais perfeita ordem, e que são muitos, nos deixam até mesmo cansadas, com uma nova rotina à qual não estávamos acostumadas.

E quando chega à noite, no momento de descansarmos um pouco até a próxima mamada, vem aquela pergunta:

E agora, onde coloco o bebê para dormir?

como-evitar-morte-subita-em-bebes

O bebê deve dormir sozinho nos primeiros meses de vida?

Alguns especialistas tem orientado que o bebê durma no quarto dos pais até os seis meses. Esta recomendação é principalmente para prevenir o perigo da morte súbita, que acomete bebês saudáveis, sem motivos aparentes, e que é mais crítica até os seis meses de idade.

A morte súbita do bebê ocorre habitualmente em crianças com idade entre 1 mês e 1 ano de vida, mas 90% dos casos acometem bebês com menos de 6 meses. A época mais perigosa, com maior número de casos, é entre 2 e 4 meses. A maioria dos bebês morre durante o sono, geralmente entre meia-noite e 6 da manhã, e não há sinais de que eles tenham tido qualquer tipo de sofrimento. 60% dos casos ocorrem em meninos.

↳ Não pare a sua leitura por aqui, leia o artigo super completo sobre morte súbita em bebês no site mdsaude.com, clique aqui.

Leia mais sobre Maternidade:

✓ Maternidade: como lidar com os medos e inseguranças da incrível aventura de ser mãe!
✓ Como Educar os Filhos e Colocar Limites, de Cristina Cançado
✓ Mãe aos 33! Minha gratidão por esse privilégio
✓ Pandemia, crianças em casa e home office: Resgatando valores em tempos difíceis


Vale a pena ressaltar os cuidados que precisamos ter para evitar esse mal terrível:

Como reduzir o risco de morte súbita?

O que evitar:

A atitude que mais reduz o risco de morte súbita do bebê é colocá-lo para dormir de costas, com a barriguinha para cima. Bebês muito pequenos não mudam de posição durante o sono. Se forem colocados de barriga para acima, assim eles permanecerão, caso a cama seja firme e não tenha irregularidades.

Outros cuidados que também ajudam o bebê a ter um sono tranquilo e seguro:

✓ Dormir na cama: evite deixar o bebê a noite toda no carrinho ou no bebê-conforto.

✓ Evite panos ou lençóis na cama do bebê, esses objetos podem ser puxados de forma acidental para o rostinho do bebê.

✓ Não use travesseiros nem cobertor, os bebês não precisam.

✓ Evite colchões muito macios.

✓ Não leve o bebê para dormir na sua cama durante a noite.

✓ Não fume na gravidez nem após o parto.

✓ Se você morar em locais frios, cuidado para não vestir o bebê com excesso de roupas. E também observe a temperatura do quarto do bebê, não deixe que fique muito quente.

O que pode ajudar:

✓ Colocar o bebê para dormir no mesmo quarto do pais (não na mesma cama) até os 6 meses.

✓ É positivo o uso de chupetas exclusivamente à noite para dormir, a partir do primeiro mês de vida. Atenção: chupetas antes do primeiro mês podem atrapalhar o aleitamento materno e após os 2 anos podem atrapalhar a dentição.

✓ O aleitamento materno diminui o risco de morte súbita.

✓ Mantenha a temperatura do quarto ao redor dos 23ºC, de forma a que o bebê possa ficar confortável sem precisar se agasalhar excessivamente.

Os bons hábitos do sono dos bebês

Se por um lado, colocar o bebê para dormir no quarto dos pais é benéfico para evitar qualquer mal inesperado, por outro, há a questão dos “bons hábitos do sono dos bebês”, que classificaria essa prática como ruim.

Como foi comigo?

familia

Tive duas gestações. Nas duas fui muito abençoada e tive ajuda da minha mãe e da minha sogra nos primeiros dias/meses.

1ª gestação: A minha primeira filha nasceu por parto normal. Nos primeiros 15 dias após o nascimento da Sofia minha mãe veio ficar conosco e ajeitamos uma cama no quartinho da Sofia, onde ela dormiu.

Então, eu ficava super tranquila por que ela estava lá, bem perto da minha bebê. Eu me preocupava com as mamadas e as trocas de fralda, mas, nos intervalos eu podia descansar tranquila.

Essa ajuda da minha mãe foi maravilhosa, pois, sem qualquer experiência com bebês, a presença dela, ali, me dava segurança para qualquer imprevisto que acontecesse.

2ª gestação: A segunda gestação já foi um pouco mais delicada. Eu fiquei grávida de gêmeos e quando estava na semana 29 eu precisei ficar de repouso, pois o cólon do útero estava se dilatando.

Fiquei de repouso até 35 semanas e 5 dias, quando tive dilatação completa e precisei fazer cesariana. Nasceram a Rebeca e o Daniel e, novamente, eu tive ajuda da minha mãezinha maravilhosa.

Dessa vez, fiquei 20 dias na casa dela, sendo cuidada e tendo meu bebês cuidados por ela também, pois, eu não conseguia me movimentar com muito conforto, por causa da cirurgia.

Nesse período nós ficamos os 5 no mesmo quarto e isso facilitou muito até as mamadas, principalmente por que a Rebeca teve refluxo e nós precisávamos ficar muito tempo aguardando que ela arrotasse após mamar.

Nunca poderei retribuir todo esse cuidado que recebi da minha mãe, mas, não acabou por aí.

Após os 20 dias eu fui para minha casa e aí foi a vez da minha sogra ficar conosco. Fui uma ajuda abençoada, pois eram duas crianças recém nascidas e mais uma que estava com 4 aninhos na época. 

Os bebês exigiam muita atenção. E a Sofia, fazia tudo para chamar a nossa atenção, já que apareceram 2 bebês para dividir o espaço que antes era só dela. Então, foi bem difícil esse nosso novo início.

A presença da minha sogra, que dormia no quartinho dos bebês, era muito abençoada e me trazia tranquilidade. Ainda assim, era bem cansativo para nós três: minha sogra, eu e meu esposo.

Ela ficou conosco por mais ou menos dois meses. Nesse tempo nós, graças a Deus, já estávamos mais adaptados com a vida com as três crianças, e assim, seguimos.


Minhas conclusões

No meu caso, deixar os bebês dormirem no quartinho deles, funcionou. Mas, eu tive as seguintes vantagens:

✴ Minha mãe e minha sogra presentes e dormindo no quarto das crianças nos primeiros dias/meses;

✴ Meu quarto é bem ao lado do quartinho das crianças e era possível ouvir até mesmo quando elas se mexiam no berço (não sei se isso é instinto de mãe, mas eu ouvia tudo).

✴ Meu esposo, muito cuidadoso, estava sempre pronto pra me acalmar nos momentos de insegurança e me ajudar a cuidar dos bebês. Eu sei que não é todo pai que tem essa habilidade, mas eu fui muito abençoada com um marido e pai super cuidadoso.

✴ Quando eu ia amamentar as crianças à noite, tomava todos os cuidados para não fazer muito barulho e não interromper o soninho delas. Isso ajudou para que rapidamente entendessem quando era dia e quando era noite, e dormissem muitas horas durante a noite.


É importante sempre pensar na segurança do bebê. Se o mais seguro for levá-lo para o quarto dos pais, é assim que deve ser feito. Afinal, o que nós mais queremos é ver nossos filhos bem.

 𝌀


Então, por hoje é só!

E agora eu gostaria de saber sobre a sua experiência. Como foi a chegada dos seus filhos? Eles dormiram no seu quarto? Me conte nos comentários, ficarei muito agradecida e feliz. Para comentar é só rolar a página um pouco mais 😊.


Obrigada por ficar até aqui comigo. Um grande abraço e até o próximo post!

𝌀


↳ Referência de consulta:
https://www.mdsaude.com/pediatria/morte-subita-em-bebes
Fotos: arquivo pessoal e https://www.pexels.com/pt-br/foto/bebe-em-onesie-branco-deitado-no-berco-4964214/

𝌀


Receba nosso conteúdo em primeira mão na sua Caixa de Entrada e fique por dentro das nossas novidades!


Cadastre seu email e receba GRATUITAMENTE o nosso e-Book



0 Comentários

Muito obrigada por visitar o meu blog e por se dispor a deixar o seu comentário. Sua opinião é muito importante pra mim!

Saiba tudo sobre o Ateliê na guia Sobre. E se quiser me enviar um email, acesse a página Contato | Clique aqui |.
Será um prazer receber e retornar sua mensagem.

Fique à vontade aqui.... Um grande abraço 😊